O Homem de Atenção sabe que suas escolhas Limitam seu caminho. O Homem Comum é escolhido e vive Perdido.
A escolha é um processo Emocional (assim como a Atenção) mas temos a impressão de que é Racional, especialmente quando pensamos e ponderamos muito para decidir.
O que ocorre, na maioria das vezes, é que procuramos muitas informações para ter mais certeza de que estamos certos, porém, em alguns casos este volume de informações ao invés de ajudar prejudica e gera enorme confusão e turbulência.
Quanto maior for a quantidade de opções, mais desafiadora será a escolha, pois opções representam caminhos que podemos seguir e estes por sua vez se desdobram, além disto, cruzam com os caminhos dos outros.
O que está em seu interior é refletido no exterior por suas escolhas.
Parte da solução vem da redução de opções e outra da avaliação do impacto destas possibilidades sobre os outros envolvidos. O cruzamento deste dois revela a melhor escolha.
Este desafio é proposto para humanidade com um todo.
Escolher é Criar possibilidades de mudança que não limitem nosso desenvolvimento e dos outros. Você deve levar em conta seus interesses, porém sem eliminar o interesse do outro, buscando equilíbrio entre o Amor e o Poder.
Escolher é verificar a melhor possibilidade de realizar a Vida Boa.
Prática para exercitar Escolhas Boas:
Como processo Reflexivo, escolher, passa por duas etapas. Uma é listar opções e avaliar seus prós e contras e outra, é escolher. Elas ocorrem em tempos distintos.
Primeiro liste suas opções em círculos separados, alinhados um sobre o outro, e em frente, o mais distante possível, outros círculos representando as outras pessoas envolvidas. No centro, entre eles, um círculo maior com seu nome.
Agora inicie a avaliação de cada opção. Primeiro com você, para os prós use tinta azul e para os contras vermelha ou outras cores que quiser. Desenhe linhas ligando as opções até você e escreva sobre elas cada pró ou contra. Depois, de cada uma destas linhas, partindo de você desenhe linhas ligando com as outras pessoas e da mesma forma coloque prós e contras. Perceba que devem existir inversões, os prós para você em determinada opção se tornam contra para outras pessoas.
Observe o desenho e em particular as inversões de prós para você, e contras para outros. Isto pode indicar escolhas ruins. Claro que as melhores seriam as opções com maior quantidade de prós, sem inversão para outros.
Fique com a imagem, guarde a folha e decida depois. Se não conseguir decidir, volte ao desenho e elimine algumas opções, até ficar com duas e dai fique com esta nova imagem e decida depois. Reflita. Tente perceber seus sentimentos em relação a elas, a melhor vai dar sinais claros em seu físico.
Poder, Amor e Criatividade em Equilíbrio, na busca da Vida Boa.
Grato pela Atenção.
Roberto Angelelli, Palestrante e Consultor do MVA Movimento de Valorização da Atenção.
Curta página do O Homem de Atenção
MVA YouTube
MVA SlideShare
Grupo MVA
Blog MVA
Comentários
Postar um comentário