ParaLiderança (Liderança de Si Mesmo)

Quer melhorar os Resultados da Equipe? 
Utilize a Plataforma gratuita de Coach de Liderança. https://lnkd.in/eFebUw2 click aqui e cadastre seu Email sem custo. grato





Hoje em dia, a Liderança é muito valorizada e sempre é vista como uma ação voltada para as Equipes. Liderar parece ser sempre liderar os Outros e não a Si Mesmo, e o que vemos são pessoas despreparadas em sua própria liderança, tentando liderar outras.

Em meus seminários de Desenvolvimento de Lideres, sempre ouço:

" Eu não tenho tempo para fazer o que você propõe, estou focado no Resultado, não da para desenvolver as pessoas, espero que elas estejam prontas! ".

E da parte dos Liderados o que ouvimos é: " Ninguém me Desenvolve! ".

Temos a tendência de responsabilizar os outros pelo nosso Desenvolvimento, primeiro, são os nossos Pais, depois a Escola e finalmente nossa Empresa e nossos Lideres é que são responsáveis por nosso progresso.

Se não valorizarmos o nosso próprio desenvolvimento e assumirmos a Responsabilidade por esta tarefa, provavelmente teremos dificuldade de fazer isto com as nossas Equipes.

Você deve estar pensando, "Este cara não me conhece, eu sempre fui Responsável pelo meu próprio desenvolvimento, fui eu quem estudei, passei no vestibular e me formei, arrumei meu emprego e me garanto". Claro que você fez tudo isto, senão não teria chegado onde chegou, mas estou falando de um processo mais amplo e continuo, que não se faz na Escola focada na formação Técnica e na execução das tarefas.

O que a Escola nos provê é uma ampliação de nossa Inteligência, em outras palavras, as chamadas Competências Técnicas e Cientificas, muito necessárias hoje em dia, porém sabemos que isto não basta, precisamos também desenvolver o nosso Emocional para cuidar das Relações com os Outros e isto demanda novos Conhecimentos e Experiências, de como nós mesmos funcionamos e como funcionam as outras pessoas, pois somos todos diferentes.

Quando somos Lideres de Outros, temos que saber como nos Relacionar bem com as pessoas e fazer com que elas, Queiram Fazer, o que elas Precisam Fazer, é muito mais amplo, requer uma Atenção especial conosco e com as outras pessoas; são as chamadas Competências Emocionais e não Mentais ou Técnicas.

Estas Competências Emocionais são, ou pelo menos eram, de responsabilidade da Família, na educação dos filhos, mas, talvez por ser tão simples e não sistêmico, acaba não resultando bem, o que vemos é um desnível destes aprendizados, mesmo entre irmãos que tiveram a mesma criação, ou pelo menos, muito semelhante dentro da mesma casa. Parece então que somente a Família não basta, além disto hoje em dia as crianças ficam pouco com os Pais. Dai surge a Sociedade para dar o resto da formação e mais uma vez, parece não funcionar bem, e às vezes, funciona muito mal.

Então o conhecimento Técnico não basta para atingir nossos Resultados e nosso desafio é incorporar os conhecimentos Emocionais e das Relações com os Outros e usar nossa Criatividade para novas possibilidades de obter a Vida Boa.

As esferas de Resultado, Relações e Conhecimento (vide figura ParaLiderança), são dimensões de nossas vidas e lutamos para desenvolver seus vários aspectos durante todo tempo e de várias formas diferentes em ambientes diversos.

Um caminho para desenvolver estas dimensões é explorar as Forças que atuam sobre elas, então:

 - Para o Resultado, temos a força do Poder, visto aqui como a Força de Realizar algo, orientada pelo Mental;
 - Para a Relação, temos a força do Amor, visto aqui como a Força de Unir as pessoas, orientada pelo Emocional;
 - Para o Conhecimento, temos a força da Criatividade, vista aqui como a Força de Criar novas Possibilidades, Equilibrando o Mental e o Emocional.

As Forças Poder e Amor inicialmente parecem Contraditórias e muitos dos problemas que enfrentamos vem desta aparente contradição. Se uma é Verdadeira, a outra tem que ser Falsa, se temos Resultado, não temos Relação, e vice-versa. Nosso desafio é incorporar o terceiro incluído, que seria Ambas Verdadeiras, temos Resultado e Relações, cada uma com suas limitações e em Equilíbrio em cada situação.

A ParaLiderança (Liderança de Si Mesmo) propõe Criar possibilidades de Ações Equilibradas entre Poder e Amor, utilizando as Provocações e as Práticas do Homem de Atenção para explorar este caminho.

Cada Provocação, apresentada na sequência deste texto (Blog), traz uma situação diferente e propõe uma Prática de Equilíbrio. Espero seus comentários e suas Reflexões aqui no Blog. Bom trabalho.

Grato pela Atenção
Roberto Angelelli, Palestrante e Consultor do MVA Movimento de Valorização da Atenção.

Curta página do O Homem de Atenção
MVA YouTube
MVA SlideShare
Grupo MVA
Blog MVA

Comentários

  1. Olá Leslytheiny, grato, veja mais aqui mesmo no Blog nas publicações das Provacações e Práticas do Homem de Atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme O Segredo de brokeback mountain - completo - Alegoria da Castração - Roberto Angelelli-Psicanalista

Olá! Convido para ver a Análise psicanalítica do filme Cidadão Kane e o Significante na psicanálise. Abraço Roberto Angelelli - #psicanalista

Dedo Podre com Roberto Angelelli - Psicanalista